“Prevê-se que já no próximo ano as redes 4G (quarta geração de tecnologias associadas aos dados móveis) passem a coexistir com as redes ‘wi-fi’ nas chamadas bandas não-licenciadas, nomeadamente em ambientes interiores”, disse à Lusa o investigador Rui Campos, do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC.
Assim, será possível reduzir a fatura energética das empresas, através da gestão inteligente das redes utilizadas e da configuração dos pontos de acesso que as constituem em cada momento, acrescentou o investigador.
Refira-se que a gestão inteligente será feita com base na identificação dos padrões de utilização da rede, tirando partido de mecanismos de análise e deteção do tráfego, ligando e desligando pontos de acesso 4G e ‘wi-fi’ em função das necessidades de utilização.
Este projeto, pioneiro a nível internacional, teve início em outubro de 2017 e terá a duração de dois anos. Com um investimento total de 610 mil euros, é financiado pelo programa Portugal 2020.
Para além da equipa do INESC TEC, que inclui os investigadores Rui Campos, Paulo Silva, Tiago Oliveira, Nuno Almeida, José Ruela e Manuel Ricardo, participa ainda no UGREEN a empresa Eurico Ferreira, que lidera o projeto.
Terça-feira 19 Dezembro, 2017
Projeto reduz consumo de energia no acesso a redes sem fios
Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) estão a desenvolver soluções para reduzir o consumo de energia nos pontos de acesso às redes sem fios (‘wireless’).