PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Projeto para o Parque da Alameda de Cartes aprovado

Projeto para o Parque da Alameda de Cartes aprovado

O projeto para o Parque da Alameda de Cartes, que surgirá na zona oriental da cidade, foi apresentado e aprovado na Reunião de Executivo na passada segunda-feira, 26 de julho.

Este espaço pretende responder às necessidades da população e preparar o território para os desafios climáticos e segundo José Miguel Lameiras, arquiteto que apresentou a proposta aceite por unanimidade,“a proposta da criação de um parque tem como caraterística diferenciadora a rede de caminhos ser consequência direta de todo este trabalho. Para além de ser um espaço onde as pessoas podem recrear-se, tem esta caraterística de coser, ligar a malha urbana. Cose grande parte destas unidades que foram surgindo de forma desconexa. É um novo tipo de espaço público da cidade do Porto, um parque de proximidade, que vai ser utilizado diariamente pelas pessoas nos seus trajetos. Isso é qualidade de vida.”

Reunidas as condições para a criação deste novo espaço verde, o projeto prevê a criação de um “jardim de entrada que funcionará também como elemento de receção à Escola do Falcão”, sublinhou o arquiteto: “As crianças podem ficar aqui com segurança, temos um passeio muito largo que assume quase um caráter de praça, com uma função social importante.”

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Neste território, muito motivado pelas suas caraterísticas socioeconómicas, e apesar das condicionantes topográficas, anda-se muito a pé. O que torna as questões da mobilidade, e da mobilidade pedonal, absolutamente estratégicas neste contexto”, destacou o arquiteto, indicando que “um quarto da mobilidade pedonal é feita sobre a forma de caminhos de pé posto. A consolidação das necessidades das pessoas é o garante do sucesso desta proposta”.

O projeto do Parque da Alameda de Cartes está a ser desenvolvido por uma equipa interdisciplinar que conta com a Câmara do Porto, com as empresas municipais Domus Social e GO Porto – Gestão e Obras do Porto, o Centro de Investigação de Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade Porto, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o GUDA (atelier de design).

Imagem: Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem