Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Projeto da Maia distinguido no “Prémio Nacional de Sustentabilidade”

Projeto da Maia distinguido no

“O Ecoponto em Casa”, implementado na Maia, foi distinguido no “Prémio Nacional de Sustentabilidade”. O projeto da entidade gestora de resíduos do município, Maiambiente, recebeu a menção honrosa, na categoria “Economia Circular”, revelou a Câmara Municipal.  

“Este é um trabalho de muitos anos em que o município se envolveu e que trabalha afincadamente todos os dias para este modelo de economia circular e de sustentabilidade integral”, destacou o presidente da autarquia, António da Silva Tiago, na cerimónia de atribuição de prémios. 

Por sua vez, Paulo Ramalho, presidente do Conselho de Administração da Maiambiente, salientou a importância do projeto. Explicou que o objetivo é “aumentar os índices de separação de resíduos e de reciclagem” e que o mesmo vai ser alargado à recolha de bioresíduos e à implementação do projeto Payt “Pay-as-you-throw”, que vai permitir tornar possível que os munícipes paguem apenas pelos resíduos que não reciclam, promovendo, ainda mais, a economia circular. “Este é um projeto que concretiza uma grande ambição do município da Maia que é fazer a recolha seletiva porta-a-porta”, assinalou. 

De referir que “O Ecoponto em Casa” visa a recolha porta-a-porta, de forma seletiva, de resíduos recicláveis e indiferenciados, em toda a geografia da Maia. O projeto “potencia uma economia circular e, consequentemente, práticas sustentáveis ao nível da gestão de resíduos”. Trata-se de um serviço que combina a distribuição de contentores e um sistema de informação que identifica os produtores de resíduos, os contentores instalados no terreno e os registos de recolha individuais, refere a nota de imprensa enviada às redações. 

O prémio em causa foi promovido pelo Jornal de Negócios, em parceria com a Deloitte, e contou com o alto patrocínio do Presidente da República.  

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes