Esta será a segunda intervenção realizada em São Bento no âmbito do projeto Locomotiva dinamizado pela Câmara do Porto, através da PortoLazer, e cofinanciado pelo Programa ON.2 – O Novo Norte, cujo objetivo é reabilitar e dar uma nova dinâmica à área envolvente à Estação.
Assim, a dupla Sten & Lex foi desafiada a intervir nas fachadas da antiga fábrica de máquinas Agostinho Ricon Peres, na rua da Madeira, junto à escadaria de acesso à Batalha, assim como no posto da transformação da EDP, situado em frente.
A operação, que se prolongou por 10 dias, cobriu uma área superior a 185 metros quadrados, e teve a participação de dezena e meia de voluntários da Escola Superior de Educação (ESE) e da Fundação da Juventude, para além dos dois artistas naturais de Roma e Taranto.
“Utilizando uma técnica original que consiste em transformar gráficos digitais em pinturas através de “Stencils”, os Sten & Lex começaram por cobrir toda a parede da fachada com um poster, recortando depois manualmente toda a imagem”, explica o comunicado da autarquia, acrescentando que “após a pintura, o molde do stencil é destruído, ou diretamente pelos artistas, ou através da ação natural dos elementos, como a chuva ou o vento”.
“A intervenção que será inaugurada este sábado, no Centro Histórico do Porto, é uma composição de linhas abstratas que se assemelha às nuvens que antecedem uma tempestade, tendo sido batizada de ‘Clouds’ pelos artistas”, diz ainda o documento.
A composição será inaugurada às 16h, seguida de uma festa com seis DJ’s que, até às 23h, atuarão sucessivamente a partir de uma cabine que estará suspensa por uma grua colocada na rua da Madeira.