Vai iniciar na próxima semana um método inovador de recolha seletiva de resíduos domésticos e da indústria da restauração, fruto de uma união entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.
O projeto vai arrancar na zona residencial e cooperativa da Senhora da Hora, nos conjuntos habitacionais de Carcavelos, do Estádio do Mar e da Bataria, e nos restaurantes da Rua Heróis de França.
Com o objetivo de alterar o paradigma da recolha de resíduos no município, o projeto “procurará potenciar a separação de resíduos com potencial de reciclagem, encaminhando-os para posterior valorização. A recolha será feita porta-a-porta, reduzindo-se, assim, a quantidade de lixo depositado na via pública”, revela nota da autarquia.
Refira-se que para beneficiarem deste método, os moradores e restaurantes das áreas abrangidas vão receber contentores apropriados, sendo visitados por equipas técnicas que prestarão todos os esclarecimentos sobre o funcionamento deste novo método de recolha.
Já o valor angariado com a venda dos resíduos para reciclagem reverterá para a Associação Rumo à Vida, uma IPSS do concelho de Matosinhos que presta apoio a cidadãos com deficiência.
O projeto será apresentado na segunda-feira, 30 de abril, às 16h30, no Auditório do Parque do Carriçal.