Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Projeto “Heróis da Fruta” já tem mais de 100 escolas do Porto inscritas

Projeto “Heróis da Fruta” já tem mais de 100 escolas do Porto inscritas

O projeto escolar “Heróis da Fruta”, que visa “consolidar e reforçar a importância do consumo de fruta” e, assim, “incentivar as crianças a adotarem uma alimentação saudável e variada” já tem 113 escolas do Porto inscritas para este ano letivo.

Depois do sucesso das edições anteriores, em que mais de 50% das 502.122 crianças participantes alcançaram a ingestão das porções diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relativamente ao consumo de frutas e vegetais em apenas dez semanas, o projeto, promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI),  regressa para “continuar a combater a má nutrição e prevenir doenças crónicas”, como a obesidade, a diabetes ou o cancro, através de uma alimentação mais saudável.

De acordo com Mário Silva, presidente da APCOI e coordenador nacional do projeto, a aposta na prevenção da obesidade infantil em Portugal tem dado bons resultados. “Em 2019, a OMS apontou Portugal como uma referência a seguir por outros países por ter conseguido diminuir em quase 10% a percentagem de crianças com excesso de peso nos últimos dez anos. No entanto, no mesmo estudo, que comparou a prevalência desta doença em 21 países europeus, Portugal ainda ocupava o quinto lugar do ranking. Até 2025, queremos chegar a todas as escolas do país com o projeto Heróis da Fruta”, referiu.

A implementação do projeto está sujeita à dedicação da turma durante cerca de 5 a 15 minutos diários durante, pelo menos, 25 dias úteis, o que se traduz em cinco semanas letivas consecutivas.

As escolas interessadas em participar podem fazê-lo até ao próximo dia 16 de outubro, preenchendo o formulário disponível na página oficial do projeto “Heróis da Fruta”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes