PUB
Junta da Galiza

Projeto de prédio junto a São Bento levanta dúvidas ao Forum Cidadania

Projeto de prédio junto a São Bento levanta dúvidas ao Forum Cidadania

Membros do Forum Cidadania Porto pedem à Câmara do Porto que não aprove o projeto de reabilitação urbana para uma ruína junto à estação de São Bento, entre a Avenida da Ponte e a Rua do Loureiro, sem um debate público sobre eventuais construções na área circundante.

Foi conhecido esta semana o projeto, da autoria do atelier Pedra Líquida e coordenado por Nuno Grande, que prevê um empreendimento para 16 apartamentos turísticos que ocupa o lote onde hoje está uma ruína, suportada, em parte, por vigas de ferro. Terá frentes para a Avenida da Ponte e para a Rua do Loureiro e propõe, ainda, uma intervenção do artista urbano Vhils numa parede cega (sem janelas), mais próxima da centenária estação portuense.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo o jornal Público, quer a obra do artista urbano, quer os materiais de revestimento do imóvel ainda estão a ser objeto de análise, mas baseando-se nas imagens virtuais divulgadas, o Forum Cidadania Porto pede que a fachada seja alterada.

Numa mensagem endereçada ao presidente da Câmara do Porto, Alexandre Gamelas, Francisco Queiroz, Malcolm Millais, Nuno Gomes Oliveira, Nuno Quental, Paulo Ferrero e Virgílio Marques pedem que se procure “um melhor enquadramento com o local tendo em conta a proximidade da Estação de São Bento e a localização específica do empreendimento (zona classificada como Património Mundial da Humanidade)”. Para estes membros do Forum Cidadania, é preciso garantir “a existência de um projeto global para remate do todo da Avenida, integrado harmoniosamente na paisagem urbana circundante”.

O grupo de cidadãos do Porto considera que este projeto deveria ser “objeto de exposição e debate públicos antes da sua aprovação, evitando-se assim a construção de um edifício sem articulação com o todo e aprovado sem a participação dos cidadãos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer