Recheio

Coliseu Porto Ageas

Coliseu Porto Ageas

Balleteatro no Coliseu
29 setembro | 19h00 | Sala Principal

Para assinalar o início do novo ano letivo, os alunos das turmas de Dança e Teatro do balleteatro apresentam um espetáculo no Coliseu Porto Ageas que resulta dos laboratórios de criação artística orientados por André Mendes, António Franco de Oliveira, Beatriz Valentim, Luísa Saraiva, Simão Luís e Tiago Sarmento.

Afonso Pais “O Que Já Importa”
02 outubro | 21h00 | Sala dois

O Blues é a memória animada mais antiga que tenho. Trouxe a música até mim, depois a guitarra. Antecede todas as escolhas de uma vida musical. “O Que Já Importa” não recapitula. Precede. – Afonso Pais 
Com este conjunto de canções, Afonso Pais, compositor e guitarrista, inaugura um novo capítulo de concretização artística quatro anos depois da edição discográfica anterior. Não será certamente exagerado dizer que o período de tempo que medeia entre esse momento e o momento presente foi de revolução interior e de reinvenção. Estreado em Lisboa, aquando o lançamento do disco em Junho, este espectáculo apresenta-se agora no Porto e centra-se nesse ponto de viragem, numa celebração ao vivo. Em palco estarão dois Trios: três vozes – João Neves, Luísa Caseiro e Nazaré da Silva – somadas aos três instrumentos da secção rítmica – João Hasselberg no baixo elétrico e João Lopes Pereira na bateria, para além de Afonso Pais –, que funcionam ora em simbiose ora em contraponto ao longo das músicas, nas quais descrevem um vaivém tímbrico e de espacialidade que é essencial à simplicidade com que a mensagem musical se propõe ser transmitida ao ouvinte. 

“O Que Já Importa” celebra o que a música pode ter de mais conciso. A depuração rítmica de cada uma das canções é o mote para a sua particularidade: cada faixa ouvida revela aos poucos a mensagem como num mantra, em repetições que tornam reconhecível o retrato musical como um todo, como um só retrato, particular e irrepetível. 

Todas as canções são provindas de um imaginário centrado na guitarra como “voz” criadora. Dela despontam os lugares e episódios, os momentos e as viagens que os interligam. São canções num sentido amplo e diversificado, que acolhe as idiossincrasias próprias de um instrumento tão popular e rico em elementos de culturas tão diversas quanto o é a guitarra. Também representada está a canção portuguesa, a melodia em português, que reluz da letra e do lugar de nostalgia. 

Cada música reconstitui uma vivência e reconstrói a sua marca na memória emocional que a acompanha: uma autobiografia em sons. Este trabalho corporiza o significado do Blues nas suas várias manifestações em mim. Não sei o que foi começo nem qual o destino. Mas sei tudo sobre o percurso feito, e aqui conto essa história, com os pontos de referência que importam. 

Confiando-nos estas palavras, Afonso Pais convida-nos a uma descoberta sobre como acontecerá a transposição da música deste novo disco para o palco. O Que Já Importa” é o quinto disco de originais que aqui se desvenda, numa experiência que relembra e remete ao essencial da sua música.

Fernando Daniel – Tour Presente
16 outubro | 21h30 | Sala Principal

“Presente”, trabalho que Fernando Daniel apresentará nos Coliseus, entrou diretamente para o primeiro lugar do top nacional de vendas na sua primeira semana de edição, continuando a manter-se nas posições cimeiras. Sucede ao álbum de estreia “Salto” (2018 – Disco de Ouro) e está disponível em todas as lojas e plataformas digitais. Neste disco, o artista apresenta um trabalho mais íntimo e completo, que tem sido elogiado tanto pelos seus fãs como pela crítica.
De “Presente” fazem parte os singles “Nada A Perder”, “Recomeçar”, “Cair”, “Se Eu” (Single de Platina), “Melodia da Saudade” (Single De Ouro) e “Tal Como Sou” (Single de Platina), que muito rapidamente se tornaram novos sucessos do artista e somam mais de 30 milhões de visualizações no YouTube. Todos estes temas farão parte dos concertos nos Coliseus, que prometem ser memoráveis.

Concertos Promenade 2.0 · Cinderela e outras histórias…
17 outubro | 11h00 | Sala Principal

80 anos são história, missão, tradição e responsabilidade. 2021 assinala o regresso de projetos que fazem parte da génese do Coliseu, e um dos destaques é o regresso dos icónicos Concertos Promenade, numa versão 2.0 pensada para os públicos hodiernos.
Introduzidos em Portugal pelo Coliseu em 2005, nas suas várias temporadas até 2014 os Concertos Promenade atraíram 130 mil espectadores. Regressam agora para proporcionar uma experiência lúdica às famílias e crianças, que todos os meses, ao domingo de manhã, vão poder tomar descobrir os segredos e curiosidades de um repertório eclético de concertos e espetáculos de dança comentados, com a participação de diversas orquestras.
Num ambiente informal, vamos explicar aspectos e pormenores de obras nacionais e internacionais como “Pedro e o Lobo” de Prokofiev, “Rhapsody in Blue” de Gershwin, o conto “A Arca do Tesouro” de Alice Vieira musicado por Eurico Carrapatoso, a “Cinderela” de Lotte Reiniger, músicas do mundo que se tornaram célebres, e outras melodias e histórias.
Com direção artística do maestro Cesário Costa, comentário ao vivo do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e uma componente multimédia criada por Sara Botelho, o ciclo Concertos Promenade 2.0 apresenta sete espetáculos imperdíveis, de 30 de maio a 19 de dezembro.
Na manhã de 17 de outubro, escutaremos a banda sonora criada pelo compositor e pianista Filipe Raposo para os filmes de Lotte Reiniger, pioneira no mundo do cinema de animação e também uma das primeiras mulheres a trabalhar na indústria do cinema.
Nascida em 1899 em Berlim, os seus filmes têm uma estética muito própria e foram desenvolvidos com a técnica de paper-cutting, inspirada nas marionetas indonésias Wayang e nas sombras chinesas (à semelhança do teatro de sombras). Reiniger deixou um legado de cerca de 70 filmes, meticulosamente produzidos com figuras de cartão animadas à mão através de fio e arame, que influenciaram gerações de cineastas e artistas.
Os Promenade são um regresso muito pedido pelos espectadores, cuja tradição o Coliseu Porto Ageas se propõe agora retomar, em parceria com a Câmara Municipal do Porto.

Coliseu Porto Ageas
Rua Passos Manuel, 137 – Porto
Tel. 223 394 940 | Fax 223 394 949 | Info/Reservas 707 234 234 | www.coliseudoporto.pt

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.