Recheio

Sugestões Casa da Música

Sugestões Casa da Música

Selva Sinfónica | Primeiras Oficinas

26 de setembro | Hora: 10h30 e 15h00

Os grilos cantaUma oficina onde a parte sensorial da música está presente: são texturas musicais, são paisagens sonoras, são viagens pela sinfonia da selva, repletas de peripécias. Vamos conhecer melodias de bichos e aprender músicas sobre animais, numa verdadeira aventura, um safari musical onde todos cantam, tocam e criam. Como as restantes oficinas, esta vive também muito da participação dos adultos e da sua interacção musical com os bebés. Prontos para entrar na Selva?

Beatriz Felício Novos Valores do Fado – Prémio Novos Talentos Ageas

28 set 2021 | terça-feira 19:30 | Sala 2

Beatriz Felício apaixonou-se pelo fado quando ouviu Amália Rodrigues na televisão, tinha 7 anos. Recebeu ensinamentos dos mais velhos, nas casas de fado, e escolheu as suas grandes referências: Amália, Fernanda Maria, Teresa Tarouca, Lucília do Carmo, Ana Moura e Carminho. Hoje canta em casas como Mesa de Frades, Parreirinha de Alfama, Casa de Linhares — Bacalhau de Molho, Fado Menor, etc. Participou em programas de televisão como Uma Canção Para Ti, Grande Prémio do Fado e The Voice Portugal, e também no Festival da Canção RTP, em 2017. Aos 22 anos, canta com a frescura de uma voz jovem com um pé na tradição.

Lara Martins
30 set 2021 | quinta-feira 21:00 | Sala 2

Lara Martins foi uma das principais estrelas do musical O Fantasma da Ópera, no mítico West End de Londres, cidade onde desenvolveu a sua formação musical. Com um repertório muito abrangente, tem merecido rasgados elogios da crítica e vários prémios. Neste recital apresenta o seu álbum de estreia a solo, Canção, uma garimpagem pelos dois lados do Oceano Atlântico peneirada pelos ritmos do tango, do fado, da música brasileira e das canções clássico-jazzísticas contemporâneas do pianista e compositor Daniel Bernardes. Homenageando a cultura musical ibero-americana, Lara Martins propõe um diálogo entre as influências clássicas e populares ao longo dos últimos 100 anos.

As Sete Últimas Palavras de Cristo – Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
1 out 2021 | sexta-feira 21:00 | sala Suggia

Em 1786, Haydn recebe uma encomenda especial de Cádis, Espanha: música instrumental destinada à cerimónia das Três Horas, evocativa da Paixão de Cristo. A cerimónia durava entre o meio­‑dia e as três horas da tarde da Sexta­‑Feira Santa e promovia a meditação sobre sete frases proferidas por Jesus na Cruz, segundo os evangelhos. Este projecto deu a Haydn a oportunidade de explorar um universo de misticismo para o qual não tinha espaço na Áustria, e a versão original da obra para orquestra foi um grande sucesso por toda a Europa. Foi tocada originalmente numa gruta sob a Igreja do Rosário, com todas as entradas de luz tapadas e apenas um grande candeeiro no centro quebrando a escuridão. Esta noite, a obra é intercalada por música de C. P. E. Bach, compositor que mereceu a admiração de Haydn. O seu mais célebre concerto para teclas é aqui interpretado por Christian Zacharias, no duplo papel de solista e maestro.

Ventos do Oriente Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
8 out 2021 | sexta-feira 21:00 | Sala Suggia

Quando o Ocidente e o Oriente se juntam na música, o resultado pode ser surpreendente. Wu Wei é um músico consagrado que reinventou a forma como se toca sheng, um milenar instrumento de sopro chinês. Começou a vida musical na tradicional orquestra chinesa mas a viagem para estudar em Berlim permitiu-lhe levar o sheng para a música contemporânea, criar novas técnicas e integrar o instrumento em espaços que ainda não tinham sido conquistados. A obra Phaenomena, do austríaco Bernd Richard Deutsch, é agora ouvida pela primeira vez em Portugal e alia o sheng à orquestra. O concerto inicia-se com uma peça emblemática de Debussy, alguém que se inspirou fortemente nas sonoridades vindas do Oriente, e inclui uma obra do japonês Toru Takemitsu construída em ciclos que se vão transformando lentamente, como ondas do mar ou o vento.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.