Depois de ter mostrado, presencialmente, em edições anteriores, algumas das infraestruturas mais marcantes da cidade do Porto, a iniciativa “Inovação Fora de Portas”, promovida pelo Porto Innovation Hub, regressa, agora, em formato digital.
“As visitas, que unem inovação e engenharia, não querem deixar de mostrar à cidade o lado tecnológico e inovador das suas obras e infraestruturas, mesmo em período de confinamento”, sublinha o município do Porto.
A primeira viagem acontece já no próximo dia 24 de fevereiro e tem como destino o Teleférico de Gaia. A sessão contará com a “presença” de Francisco Vieira Campos, autor do projeto de arquitetura, Miguel Guimarães, responsável de estruturas do equipamento, e de José Guilherme Aguiar, vereador da Câmara de Gaia.
Para o mês de março (dia 25), está já marcada uma visita ao projeto do Mercado do Bolhão, pela mão do arquiteto Nuno Valentim. Seguem-se apresentações da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal do Porto, em abril, e do Parque Central da Asprela e do Terminal Intermodal de Campanhã, em maio.
Em junho, o programa tem como destaque uma sessão dedicada às atuais pontes da cidade do Porto e Gaia.
Nesta edição, haverá palestras com os especialistas responsáveis pelas obras, sendo que todas elas serão precedidas da projeção de um vídeo documental. “No final, é disponibilizada a edição das Sebentas d’Obra, que ilustra com detalhe as questões técnicas associadas a cada projeto”, detalha a autarquia portuense.
Todas as informações a propósito da “Inovação Fora de Portas” estão disponíveis na página oficial do Porto Innovation Hub.
Note-se que o Departamento de Engenharia Civil da FEUP, a Reitoria da Universidade do Porto e a Gaiurb são parceiras do programa, que conta ainda com o apoio da Ordem dos Engenheiros – Região Norte e da Ordem dos Arquitetos.