CIN

Programa “Cultura em Expansão” lança site novo e programação online de acesso gratuito

Programa “Cultura em Expansão” lança site novo e programação online de acesso gratuito

A Câmara Municipal do Porto anunciou esta quarta-feira o lançamento do novo site do programa “Cultura em Expansão”, que servirá de plataforma de difusão da programação e de espetáculos online, além de acervo de informação sobre edições anteriores. O objetivo é construir “um arquivo histórico do projeto” e “valorizar o trabalho empreendido por diferentes agendas da cidade ao longo dos últimos sete anos”, salientou o município. 

Com propostas dirigidas a “diferentes públicos”, o “Cultura em Expansão” apresentará “três espetáculos inicialmente programados para o ano de 2020, que não aconteceram como consequência das restrições causadas pela pandemia, assim como uma revisita a «Cortes do Porto», apresentado no Passos Manuel em dezembro do ano passado, e a estreia de «Memoratório… do usado e preservado Grupo Musical de Miragaia», adaptado agora a um formato online”. 

A nova secção programática inicia já esta quarta-feira, 7 de abril, e estende-se até ao dia 5 do próximo mês. O espetáculo “Coisa Longínqua”, do Teatro de Ferro, e a peça infantil “Princesa Bruxa”, escrita e encenada por Ricardo Alves e coreografada por Mariana Amorim, são as primeiras a poder ser visualizadas. Ficam disponíveis, respetivamente, até aos dias 20 e 11 de abril. 

A partir de terça-feira da próxima semana, dia 13, ficarão disponíveis os espetáculos “Cortes do Porto”, que resultou da residência do encenador Rui Catalão com moradores de Campanhã, e “And so…? The end!”, um solo de dança contemporânea da coreógrafa, bailarina e intérprete Mariana Tengner de Barros, que ficará online até 20 de abril. 

“Memoratório… do usado e preservado Grupo Musical de Miragaia”, projeto em torno da história do quase centenário Grupo Musical de Miragaia, desenvolvido pela Confederação – colectivo de investigação teatral em parceria com Tânia Dinis, será apresentado em três momentos, agendados para os dias 21 e 28 de abril e 5 de maio. 

O programa municipal, criado em 2014 pela autarquia portuense, realiza-se anualmente, com a missão de “levar a cultura a todos”. “Materializa-se num vasto número de atividades, de acesso gratuito, nas áreas da música, teatro, cinema, dança e performance”, assinala a autarquia. 

De acordo com a informação avançada, a programação da edição 2021 foi construída em conjunto com as estruturas parceiras Visões Úteis, Confederação, Teatro do Frio e Sonoscopia, para cada um dos quatro territórios – Campanhã, Miragaia, Pasteleira e Bouça, respetivamente. “Será apresentada em meados de maio, caso as normas de segurança impostas pela DGS nesse período assim o permitam, em data a anunciar brevemente”, completa a nota divulgada. 

PUB
bandodomar.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=080321-bando&utm_campaign=lancamento

Viva! no Instagram. Siga-nos.