Composta por cinco sessões, a iniciativa pretende apoiar a prática profissional de um conjunto alargado de técnicos de intervenção social, que atuam, maioritariamente, com populações vulneráveis.
A primeira sessão está agendada para 15 de março, quarta-feira, e revela, segundo nota enviada à imprensa, “como promover o envolvimento escolar de crianças e jovens em acolhimento residencial”.
O encontro – conduzido por Luísa Mota Ribeiro, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da instituição – aposta na abordagem de um tema que tem despertado a atenção dos profissionais das instituições de acolhimento, preocupados em criar “alunos mais envolvidos, que tenham melhores notas e um comportamento mais adequado na escola, assim como níveis mais elevados de autoestima”.
Já a segunda sessão, promovida a 29 de março, analisa o tema “Intervenção com crianças: Comunicar com o Sistema de Justiça”.
Para a palestra de abril, a Católica Porto aposta na abordagem do impacto que o álcool possui na gravidez. Os primeiros cuidados psicológicos e a gestão de conflitos em equipas são os temas em destaque em maio.
Refira-se que cada uma das sessões aborda questões críticas com as quais os profissionais se debatem e têm como objetivo “aprofundar a reflexão em torno das melhores práticas na resposta aos desafios do seu papel profissional”.
Os encontros estão agendados para as quartas-feiras, entre as 18h00 e as 20h00, e decorrem no campus Foz da Católica Porto.