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Produtos de saúde e beleza registam as maiores subidas de preço

Produtos de saúde e beleza registam as maiores subidas de preço

Os produtos de compra recorrente, como artigos de saúde e beleza, de puericultura, para a casa, ou para animais, registaram, desde o início do ano, aumentos que atingem os 208,97%. A análise, da plataforma KuantoKusta, revela estes dados depois de ter sido analisado o preço de mais de 2.5 milhões de produtos, entre o 1º e o 2º quadrimestre deste ano.

As subcategorias que verificaram os maiores aumentos, na área de saúde e beleza, foram as colónias para bebés (+143,62%), os brinquedos sexuais (+129,6%), primeiros socorros (+93,31%) e os artigos para unhas (+86,80%), adianta a nota de imprensa.

Também os produtos de puericultura e brinquedos registaram aumentos que atingiram os 92,34%, no caso das figuras de ação. Nas maiores subidas desta categoria encontram-se os brinquedos educativos (+85,50%), os peluches (+62,45%), os baloiços e escorregas (+61,43%) e as mochilas e malas de maternidade (+37,60%).

Para quem tem animais domésticos, as despesas ficaram significativamente mais caras, tendo-se registado um aumento de preço nos snacks e biscoitos (+208,97%), na comida para pássaros e roedores (+74,80%), nos produtos de cuidado do pelo (+54,60%), nas camas (+53,27%), na ração seca para gatos (+49,79%) e nos tapetes refrescantes (+23,19%).

Segundo a mesma análise, a área de casa e decoração também sofreu aumentos substanciais: as esfregonas e baldes subiram, em média, 51,26%, os caixotes do lixo 28,82%, os detergentes e amaciadores para a roupa 24,74% e as almofadas 20,94%.

No desporto, os maiores aumentos verificaram-se nas trotinetes (+48,35%), nos acessórios de mobilidade (+46,42%), nas bicicletas estáticas (+26,25%), nas passadeiras de corrida (+19,88%) e nas bolas medicinais (+5,92%).

Referir que um estudo feito em maio pela mesma plataforma revelou um aumento de 10,65% em produtos de compra recorrente. O cabaz selecionado custava €163,29 a 11 de fevereiro, duas semanas antes do início da guerra na Ucrânia, e a 11 de maio, o mesmo cabaz encarecera €16,95 para um total de €180,24.

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