CMPorto

Principais locais antigos para visitar em Portugal

Principais locais antigos para visitar em Portugal

Quase tudo em Portugal tem história e muita história. E mesmo com o passar dos séculos, com a ação humana e do tempo, locais antigos e de riqueza histórica imensurável permanecem de pé. Seja em forma de fortalezas com desenho de estrela, ou símbolos que datam das eras medievais e romanas, ou mesmo de escadarias monumentais construídas séculos atrás, Portugal vai muito além do que se imagina.

Por isso, se já foi à Portugal, e ainda que esta seja sua primeira vez por terras portuguesas, vale sair um pouco do roteiro turístico tradicional – mas nem tanto – para conhecer os principais locais antigos de Portugal. Nós selecionamos os quatro melhores para visitar.

Confira:

Guimarães

Se procura um local antigo para visitar em Portugal, comece por Guimarães. Foi ali que a independência da nação foi planejada. Não à toa, encontrará na torre da muralha que cerca a cidade os dizeres: “Aqui nasceu Portugal”. Não deixe de visitar o Castelo de Guimarães, construído no século X, e faça um passeio pelo teleférico no Alto da Pena, para ter uma vista panorâmica da cidade.

Passeie a pé pelos jardins do Centro Vila Flor e encante-se com as varandas de madeira que enfeitam a Praça de Santiago. Para finalizar, dê um salto em Porto, que fica a cerca de 50km de Guimarães e é outro local antigo obrigatório para quem visita Portugal. Para isso, a forma mais rápida é ir de comboio. E o mesmo vale se o seu destino for a capital do país: a melhor opção é seguir com o comboio Porto Lisboa, que é mais rápido e ainda garante belas paisagens no trajeto.

Guimarães é local obrigatório para quem gosta de história.

Elvas

A cidade fortificada. É assim que Elvas, localizada no Alentejo, na fronteira com a Espanha, é conhecida. Mas não pense que se trata de mais uma cidade com fortalezas tradicionais dos tempos antigos. Elvas é destaque na nossa lista porque os fortes que a cercam tem formato de estrela. Só por isso, já vale a visita. Para chegar até lá, vá de comboio partindo de Lisboa, que é a opção mais rápida, concluindo o percurso em 3h30.

Em Elvas poderá conhecer o Forte da Graça, outro destaque por conta dos labirintos e passagens subterrâneas, que garantem algumas horas de aventura. No centro da cidade, existem diversas igrejas antigas para conhecer, como Nossa Senhora de Assunção e a Igreja das Dominicas, que também surpreende pelo formato octogonal. Termine a vista no Aqueduto da Amoreira, que tem 8 quilómetros de extensão e é o local perfeito para fotos deslumbrantes no pôr do sol.

Tomar

Outro local antigo para visitar em Portugal é a cidade de Tomar, que ganhou fama por ter sido a sede da Ordem dos Templários. Situada na parte central de Portugal, a 138 km de Lisboa e a apenas 40 km de Fátima, a melhor opção para se chegar lá é partir de Fátima de autocarro ou carro.

Tomar oferece história, cultura e relíquias da Ordem de Cristo dos Cavaleiros Templários. Então, não pode deixar de conhecer o Castelo datado de 1160 e o Convento do Cristo, que é Património Mundial pela UNESCO, onde também tem um aqueduto monumental. Na Praça da República, a mais famosa da cidade, encontra a Igreja de São João, do século XV, além de restaurantes e lojinhas.

Lamego

Não dá para viajar por Portugal e deixar os vinhos de lado, não é mesmo? Por isso, nossa última paragem dos principais locais antigos para visitar no país é Lamego, cidade milenar, datada dos tempos romanos. A 10 km do rio Douro, Lamego garante bons goles de vinho do porto e vinho espumante.

Mas o grande destaque turístico da cidade é a escadaria barroca que leva ao Santuário Nossa Senhora dos Remédios. São quase 700 degraus entremeados por fontes e chafariz dos mais belos. No centro histórico, vai-se perder pelas ruelas estreitas enquanto se depara vez ou outra com monumentos da era medieval, parques, arquitetura marcante e museus.

Ao visitar Lamego, é possível conhecer o rio Douro que fica a 10km da cidade.

Artigo patrocinado

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem