Já não falta muito para que a Metro do Porto (MdP) comece a receber os primeiros autocarros a hidrogénio do metrobus. Ao que tudo indica, 2 dos primeiros 12 poderão estar a caminho já entre o fim de janeiro e o início do mês de fevereiro.
De acordo com o Porto Canal, os veículos em questão ainda serão sujeitos a alguns testes, numa fase inicial. Depois disso, os motoristas também terão um período de adaptação aos autocarros, estando em formação até ao mês de abril.
Segundo a Metro do Porto, citada pelo mesmo meio de comunicação, “de igual forma, cumprir-se-ão neste espaço de tempo os trâmites de certificação e homologação das novas composições junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)”.
Recorde-se que, em função disso, tal como a VIVA noticiou recentemente, ficou cancelada a operação provisória no canal de metrobus.
“Tal acontece devido ao facto de essa solução, que passava pelo aluguer de outros veículos, obrigar a uma série de adaptações cujo tempo de realização ultrapassa o da chegada das composições definitivas” – explica a empresa de transportes portuense.
Vale a pena referir que, numa fase inicial, a Câmara do Porto e a STCP tinham sugerido um uso provisório da linha do metrobus. Ou seja, a zona da Avenida da Boavista, funcionaria, numa fase inicial, com a linha 203, até que os autocarros de hidrogénio da MdP ficassem operacionais.
Acerca do metrobus, este permitirá a ligação da zona da Casa da Música à Praça do Império, em cerca de 12 minutos. Já a ligação entre a Casa da Música e a Anémona será feita em 17 minutos. O custo total da obra ronda os 76 milhões de euros.
Quanto a outras obras da Metro do Porto, é de acrescentar ainda que a Linha Rosa deverá ficar concluída até ao mês de julho de 2025. Já a Linha Rubi, por sua vez, deverá ter as obras prontas até ao fim de 2026.