O Festival Internacional de Cinema Queer vai chegar à cidade do Porto entre os dias 7 e 10 de outubro, numa edição que, apesar de organizada pela mesma equipa do evento de Lisboa, será autónoma. Segundo explicou o diretor artístico da iniciativa, João Ferreira, o desejo de estender o Queer Lisboa ao Porto não é recente, mas a intenção sempre foi a de criar um festival de raiz, aspeto que se tornou possível com o financiamento do Instituto do Cinema e do Audiovisual.
“Como é um festival mais pequeno, o do Porto vai ser um bocado mais concetual. Vamos ter linhas muito específicas de programação”, adiantou o responsável, acrescentando que esta primeira edição no norte do país servirá para a organização ficar a conhecer o público portuense. De referir que as sessões decorrerão no Rivoli – Teatro Municipal, no Maus Hábitos, na Mala Voadora e na Galeria Wrong Weather, com uma secção competitiva que vai integrar longas-metragens de ficção e documentais.
O Queer Lisboa é o único festival nacional “com o propósito específico de exibir filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como cinema Queer”, pode ler-se na página oficial do evento.