Na semana em que se comemorou o aniversário de Harry Potter e também o da sua criadora J.K. Rowling, a Lello revelou que a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada sobre a primeira edição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi bem sucedida.
A livraria portuense comprou um exemplar da primeira edição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” à Livraria Blackwell’s, em Oxford, fundada em 1879, por um valor “a rondar os 70 mil euros”, o valor base de licitação da OPA, lançada a 13 de janeiro e cujo prazo para a concretização era o duplo aniversário da célebre personagem e da sua criadora, J.K. Rowling, celebrado na quarta-feira.
A Lello sublinha que esta primeira edição “foi extensivamente examinada pelo biógrafo da autora J.K. Rowling, Philip Errington, do departamento de livros raros e manuscritos da Sotheby´s”.
“Com esta aquisição, a Livraria Lello aprofunda ainda mais a sua missão de valorizar o livro raro como objeto de valor simbólico literário e, também, como investimento económico”, diz a livraria portuense, considerada uma das mais bonitas do mundo.
Na mesma operação, foram adquiridas primeiras edições dos outros seis volumes que integram a saga “Harry Potter”, que estarão em foco na grande celebração popular que a Lello está a preparar para 13 de setembro. Nesse dia, será também lançada a nível mundial uma edição especial em coprodução com a Insight Editions e a Warner Brothers.