Dezembro entrou, literalmente, há “meia dúzia” de dias e, como é habitual, o tema de ordem, nos próximos dias, é o Natal. Por esse motivo, damos-lhe a conhecer como era a 1º árvore de Natal de sempre na cidade do Porto.
Para tal, convidámo-lo a “viajar” connosco numa espécie de máquina do tempo, onde temos o prazer de regressar até ao ano de 1865. Feitas bem as contas, passaram-se 159 anos desta tradição que, hoje em dia, já é indispensável no Porto.
Como refere a Câmara do Porto, foi em dezembro de 1865 que o antigo Palácio de Cristal se tornou o epicentro da quadra natalícia. Este local, projetado para acolher a primeira Grande Exposição Internacional do Porto, acolheu a primeira árvore de Natal pública da cidade, acompanhada de uma programação especial dedicada às crianças e da distribuição de presentes.
Atualmente, como bem sabemos, a Praça do General Humberto Delgado, no topo da Avenida dos Aliados, é o ponto onde a árvore de Natal do Porto ganha destaque. No entanto, em 1865, o Palácio de Cristal foi o palco escolhido para esta “innovação”, como descreveu o jornal O Comércio do Porto, na época.
Na edição de 22 de dezembro de 1865, o jornal antecipava a realização de uma grande festa infantil: “distribuição de prendas e concerto no qual tomarão parte alguns jovens artistas e curiosos. Aos meninos e meninas será distribuído gratuitamente um bilhete de sorteio aos prémios da árvore.”
A celebração aconteceu no final da tarde do dia 23 de dezembro. Na edição do próprio dia, o jornal escrevia: “eis finalmente chegado o grande dia das creanças. A festa que para ellas principalmente resolveu levar a effeito a direcção do Palacio de Crystal, está por horas a realisar-se. A arvore do Natal, vistosamente embrincada, acena-lhes já d’aquelle recinto com as mil variadíssimas prendas que hão-de fazer pulsar de anciedade os seus corações infantis.”
“A arvore do Natal, cuja inauguração terá hoje lugar à hora que acima indicamos, acha-se disposta de modo que produz o mais deslumbrante effeito. Este será ainda realçado pela grande quantidade de luzes que devem iluminal-a e completar o seu embellezamento” – acrescentava O Comércio do Porto.
Depois da inauguração da árvore, a imprensa portuense destacou o evento que havia “guapamente embellezado” a cidade Invicta. Várias décadas depois, a árvore de Natal é o principal ícone natalício espalhado pelas ruas da cidade.