PUB
Santander3

Presidente do Comité Olímpico distinguido com Honoris Causa da U. Porto

Presidente do Comité Olímpico distinguido com Honoris Causa da U. Porto
A Universidade do Porto atribuiu, esta segunda-feira, o título de Doutor Honoris Causa a José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, numa cerimónia na Faculdade de Desporto da U. Porto, que contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Proposta pela Faculdade de Desporto, por ocasião do 40.º aniversário da instituição, a atribuição do doutoramento Honoris Causa a José Manuel Constantino é o reconhecimento do contributo que o presidente do Comité Olímpico teve no desenvolvimento do desporto em Portugal, nomeadamente através do seu extenso conjunto de ensaios sobre o desporto, as suas práticas e os seus contextos, que o transformaram numa referência do pensamento sobre o desporto no nosso país.
“O país desportivo cresceu e está hoje mais desenvolvido. José Manuel Constantino esteve na primeira linha dos avanços experimentados no nosso país nas políticas do desporto ao serviço dos cidadãos”, lê-se no texto da proposta de atribuição da Faculdade de Desporto da U. Porto.
José Manuel Constantino licenciou-se em Educação Física na Universidade Técnica de Lisboa e exerceu atividade como professor do ensino básico entre 1973 e 1982. Foi ainda professor convidado em várias universidades portuguesas, incluindo a universidade de Évora (2006), a Universidade Lusófona (1994-2002) e a Universidade do Porto (1991-1995). Atualmente serve ainda como membro do Conselho de Representantes da Faculdade de Desporto da U.Porto.
Desde 2013 que exerce a função de Presidente do Comité Olímpico de Portugal, tendo anteriormente assumido a presidência de outras importantes instituições do desporto nacional, nomeadamente a Confederação do Desporto de Portugal (2000-2002), o Instituto do Desporto de Portugal (2002-2005), o Conselho Nacional Antidopagem (2002-2005), o Conselho Nacional contra a Violência no Desporto (2002-2005) e a Comissão de Coordenação Nacional do Ano Europeu de Educação pelo Desporto (2003-2004).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem