PUB
Philips S9000

Presidente do Centro Hospitalar de São João diz que é possível eliminar a Hepatite C em Portugal

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Segundo António Ferreira, com os novos antivirais, é possível apostar numa estratégia de eliminação da doença, que custará entre quatro mil e oito mil milhões de euros.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, António Ferreira, considera que é possível eliminar a Hepatite C no país se o Estado garantir o tratamento a todos os infetados com os novos antivirais e recusar o ‘lobby’ farmacêutico. Num artigo de opinião publicado esta quarta-feira no Jornal de Notícias, o responsável sublinha que Portugal dispõe, atualmente, “de todos os instrumentos necessários a uma estratégia de eliminação da doença”, graças aos novos medicamentos.
A solução, de acordo com o médico, passa pela aposta nos novos antivirais, por oposição aos atuais tratamentos que, diz, são comercializados “a preços verdadeiramente pornográficos e incompatíveis com qualquer sistema de saúde”. Ainda assim, alerta que tratar a Hepatite C em Portugal custará “entre quatro mil e oito mil milhões de euros”, pelo que, com o atual orçamento da saúde a fixar-se nos cerca de nove milhões, não será possível curar todos os pacientes. Para o administrador, é necessário garantir o tratamento a todos os infetados, “independentemente do estádio da doença”, e iniciar “um processo negocial com os fornecedores, baseado num programa a implementar em 10 a 15 anos, a um custo médio nunca superior a 10 mil euros por doente tratado”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2