Santander Escolhas 1

Presidente da Metro defende uso dos transportes coletivos

Presidente da Metro defende uso dos transportes coletivos

Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, defende que o caminho que deve nortear a mobilidade urbana atualmente e no futuro passa por três principais fatores: “descarbonizar, descongestionar e desenvolver”.

Deve existir uma mudança na “utilização de veículos em que o peso do carbono é muito significativo para outros mais amigáveis em termos ambientais, como os elétricos e os de hidrogénio”, afirma, sublinhando que “não é possível que Portugal atinja, em 2050, a neutralidade carbónica sem antes, já em 2030, ter reduzido 60% as emissões decorrentes do sector dos transportes”.

Para Tiago Braga é necessário que as populações usem cada vez mais, no seu quotidiano, os transportes coletivos, visto que só desse modo “será possível fazer face aos fenómenos de congestionamento que assolam os grandes centros urbanos e, em particular, o Grande Porto”.

O presidente da Metro do Porto refere que a empresa de transporte assume “um papel central e, por isso mesmo, o trabalho desenvolvido até aqui na criação da rede actual, bem como aquele que está a ser direcionado para a sua expansão, tem uma enorme relevância que se sobrepõe aos gastos despendidos”.

Tiago Braga destacou ainda a importância de uma abordagem que olhe para os diversos elementos do sector de forma complementar: “o Metro do Porto é fundamental para toda a arquitectura do sistema, mas não pode ser visto de um modo isolado porque não é mais nem menos importante do que os autocarros, por exemplo. Se queremos captar mais clientes, precisamos de uma rede maior e melhor que envolva todos os transportes. Ou seja, temos de estar todos num patamar de qualidade. É juntando todos os players deste ecossistema que melhoramos a nossa capacidade”, concluiu.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem