PUB
PD - Revista Sabe Bem

Presépio mais antigo do Porto já pode ser visitado

Presépio mais antigo do Porto já pode ser visitado

O presépio mais antigo do Porto situa-se na Igreja de São José das Taipas, junto ao jardim da Cordoaria, e já se encontra aberto ao público até 6 de janeiro.

Datado do século XVIII, este presépio tem uma particularidade, conta com 4 reis magos ao invés dos tradicionais três. Os três reis são representantes dos três continentes (Europa, Ásia e África) que eram conhecidos à data da criação do primeiro presépio, em 1223, por S. Francisco de Assis. O presépio da igreja de S. José das Taipas é de um tempo em que a humanidade já tinha conhecimento de um quarto continente (América), daí a representação de um quarto rei, na figura de um chefe índio sul-americano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A obra de arte é da autoria da escola de Machado de Castro, um dos grandes escultores europeus do barroco e pode ser visitado todos os dias de manhã, entre as 11.00 e as 12.30, ou à tarde, entre as 15.30 e as 17.00. Existe ainda a possibilidade de realizar visitas noutros horários, mediante agendamento prévio.

Fotografia: Filipa Brito

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem