
Este prémio, fruto de uma parceria entre o Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis, a Associação Real Social Cultura Desporto, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e o Museu de Serralves, e cujo patrono é a Infanta Dona Maria Francisca de Bragança, que lhe dá nome, destina-se a premiar os melhores trabalhos apresentados, anualmente, naquela faculdade, pelos alunos do Mestrado em Artes Plásticas, no valor de 1.000 euros para a área de Pintura e outro de valor igual para a de Escultura.
Como missão, este prémio pretende promover não só a cultura como também a cidade do Porto e em particular o Museu Nacional de Soares dos Reis, junto das classes académicas e da Universidade do Porto.
De mencionar ainda que o Museu de Serralves será o depositário das obras premiadas, após a sua exposição pública de 30 dias no Museu Nacional de Soares dos Reis, aquando da entrega do prémio.
A apresentação pública do “Prémio Infanta Dona Maria Francisca” para Pintura e Escultura, acontece na segunda-feira, dia 22 de janeiro, às 18h, no Museu Nacional de Soares dos Reis.