PUB
Galiza3

Preço da água desce no Porto

Preço da água desce no Porto

Para este ano, a Câmara do Porto propôs uma descida de 2% do preço da água no primeiro escalão, o que abrange todos os munícipes, apesar do preço a pagar pela empresa municipal ter subido 2,48%.

Desde que Rui Moreira é presidente da Câmara Municipal do Porto que o preço da água já desceu 3,2%, depois de ter sofrido subidas de 27,5% nos 12 anos anteriores.

Rui Moreira tem baixado o valor a pagar pelos portuenses desde que chegou a presidente, apesar do aumento do preço da água que é fornecida à empresa municipal, ou seja, apesar do custo da matéria-prima estar a aumentar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em cinco anos, o autarca baixou três vezes o preço da água. Em 2015, 2017 e agora, 2019, e manteve duas vezes, em 2014 e 2018. Apenas aumentou em 2016, mas nesse ano, o preço da matéria-prima tinha registado a maior subida de sempre, 7,8%.

De salientar que nos mandatos de Rui Moreira, o preço da água em alta, ou seja, o valor a que o Município adquire à Águas de Douro e Paiva, subiu um acumulado de 18,6%, tendo o preço ao consumidor baixado 3,2%, o que representa um ganho superior a 20% refletido diretamente no bolso dos consumidores, graças aos ganhos de eficiência da empresa municipal Águas do Porto. Estes cortes na fatura da água acontecem mesmo que o Porto seja já um dos Municípios com água mais barata do país entre concelhos de grande dimensão.

Para este ano, Rui Moreira propôs uma descida de 2% do preço da água no primeiro escalão, o que abrange todos os munícipes, apesar do preço a pagar pela empresa municipal ter subido 2,48%.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer