Philips

Prazo para entrega da declaração do IRS termina esta terça-feira

Prazo para entrega da declaração do IRS termina esta terça-feira

Os contribuintes têm até às 24h00 desta terça-feira, 30 de junho, para entregar a declaração de IRS relativa aos rendimentos obtidos em 2019.

O prazo de entrega termina precisamente no dia em que se cumprem três meses sobre o início desta obrigação declarativa, que apenas pode ser feita via eletrónica, através do Portal das Finanças, e aplica-se a todas as tipologias de rendimentos.

Tendo em conta a situação de pandemia de covid-19, a Autoridade Tributária (AT) emitiu, no início, um comunicado onde desaconselhou “saídas não essenciais”, pelo que “o IRS automático poderá ser a solução mais imediata para alguns contribuintes mais idosos que apenas têm rendimentos de pensões e que não têm meios para aceder à internet, na medida em que a declaração automática que começa por ser provisória, converte-se em definitiva no final do prazo (30 de junho) e é considerada como entregue mesmo que o contribuinte nada faça”.

De acordo com os dados da AT, citados pelo jornal Público, até ao início desta segunda-feira tinham sido entregues 5.349.698 declarações, número que indicia que naquela data estavam ainda por entregar cerca de meio milhão de declarações, tendo em conta as 5.831.280 que foram entregues durante a campanha de 2019.

O Ministério das Finanças revelou também que, até ao início da semana passada, tinham sido processados 1.824.641 reembolsos de IRS, no valor de 1.869 milhões de euros.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.