CIN - Branco Perfeito

Prazo de inscrição para o concurso de montras de São João termina esta quarta-feira

Prazo de inscrição para o concurso de montras de São João termina esta quarta-feira

As inscrições para o concurso de montras de São João, promovido pela Câmara do Porto, terminam esta quarta-feira, dia 1 de junho, às 17h00. Através desta iniciativa pretende-se “manter viva e valorizar uma tradição enraizada no património imaterial da cidade”, frisa o portal de notícias da autarquia.

O concurso é dirigido a todos “os comerciantes do Porto com estabelecimentos comerciais abertos ao público, com atividade em funcionamento, com montras visíveis e com porta aberta para a rua ou com porta de acesso para a rua”.

A autarquia explica que “as montras devem apresentar uma alegoria que enquadre os festejos populares sanjoaninos” com os produtos vendidos nesse estabelecimento. É também requisito que “estejam devidamente iluminadas e possam ser vistas pelo público, desde o dia 7 até ao dia 25 de junho, das 10 às 19 horas, de segunda a sábado”.

O júri do concurso vai avaliar todas as montras de acordo com critérios de criatividade e originalidade; cores, materiais utilizados e iluminação; estética do conjunto e a integração do produto da loja no comércio.

Os três primeiros classificados irão receber três prémios monetários, em que ao primeiro lugar serão atribuídos 2250 euros; 1750 euros ao segundo, e ao terceiro 1250 euros.

Do 4.º ao 10.º classificado, está igualmente prevista a atribuição de menções honrosas, “bem como o título simbólico de «Montra Amiga do Ambiente» à proposta que integre, de forma original e criativa, produtos que foram reutilizados e reaproveitados, decorrentes da própria atividade, bem como produtos que não prejudiquem o meio ambiente e que sejam reciclados”.

A votação popular será realizada através da leitura de um QR Code presente no identificativo de cada montra a concurso, tal como aconteceu em 2021.

Referir que as inscrições devem ser feitas, preferencialmente, através do formulário online no Portal do Munícipe. No entanto, também é possível entregar presencial no Gabinete de Munícipe mediante agendamento prévio através do número 220 100 220.

No caso de impossibilidade de submeter a candidatura pelos dois meios identificados anteriormente, esta deve ser enviada para o e-mail [email protected], indicando no assunto «Concurso “Montras de S. João”».

Fotografia: Filipa Brito

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes