O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta terça-feira que o estado de emergência vai terminar à meia-noite do dia 2 de maio e que Portugal entrará numa fase de abertura por pequenos passos.
“O estado de emergência cessará a sua vigência após esta segunda renovação no dia 02 à meia-noite. Espera-se não ser necessário no futuro recorrer novamente ao estado de emergência. Se for necessário, isso será ponderado”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, citado pela agência Lusa, no final de uma reunião no Infarmed, em Lisboa.
O chefe de Estado disse que Portugal vai entrar agora numa “terceira fase” do combate à propagação da covid-19, que “continua a ser de controlo da situação”, mas com “uma retoma” “por pequenos passos”.
“Não se pode encarar a terceira fase como a fase da normalidade e da estabilização. Não. É uma fase de controlo da situação, com uma retoma por pequenos passos”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República acrescentou que “o que interessa na nova fase é o equilíbrio e a contenção” e que “cada pequeno passo vai ser avaliado permanentemente” pelas autoridades.