PUB
Recheio 2024 Institucional

Pousada da Juventude do Porto já funciona como estrutura de apoio a pessoas com teste negativo à covid-19

Pousada da Juventude do Porto já funciona como estrutura de apoio a pessoas com teste negativo à covid-19

A Pousada da Juventude do Porto está, desde quarta-feira, a funcionar como estrutura distrital de acolhimento provisório para pessoas com teste negativo à covid-19, que precisem de ser separadas de outras, dentro do mesmo núcleo familiar ou instituição, que tenham testado positivo, tendo, atualmente, 35 camas disponíveis para o efeito. No entanto, a Câmara Municipal do Porto, assegurou que a capacidade “pode dobrar”. 

Numa nota publicada no seu portal de notícias, a autarquia refere que “os quartos, refeitório, enfermaria e outras zonas comuns” oferecem “todas as condições de excelência” para que os utentes possam viver e que, excecionalmente, a estrutura de apoio poderá também acolher “pessoas idosas que perderam cuidadores por teste positivo ao novo coronavírus”. 

“O acompanhamento permanente de uma vasta equipa de cuidadores, enfermeiros e outros técnicos de saúde está assegurado, tal como a alimentação, limpeza e tratamento das roupas”, sendo que, na próxima semana, chegará um piano para as atividades de animação, que incluem aulas de ginástica adaptadas às faixas etárias dos utentes. “Tudo para que se sintam como em casa”, destaca o Porto. 

Recorde-se que o acolhimento de utentes com teste negativo à covid-19 é alargado a cidadãos do norte do distrito de Aveiro, por ainda abranger municípios da Área Metropolitana do Porto. 

Esta é mais uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto no combate à pandemia, que assegura a operação e financiamento com uma verba mensal de 50 mil euros.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo explica o município, o encaminhamento dos utentes instalados na Pousada da Juventude inicia com uma avaliação da autoridade de saúde local, a quem compete determinar as medidas em articulação com a Segurança Social. “Essa primeira triagem é proposta à Comissão Municipal de Proteção Civil que, após análise, remete o assunto para decisão de admissão à Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, entidade que assume ainda a coordenação do espaço”. 

A resposta da Pousada da Juventude conta com o apoio do Centro Distrital do Porto da Segurança Social, da ARS – Norte (Administração Regional de Saúde do Norte), do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Porto Ocidental e da SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria, reconhecida IPSS da cidade. 

De referir que a estrutura está apta a funcionar até ao dia 31 de março de 2021, sendo que, no final do mês de janeiro, o município fará uma reavaliação. 

Foto: Miguel Nogueira | CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem