PUB
Recheio 2024 Profissional

“Postigo” foi a palavra mais pesquisada no Priberam no primeiro trimestre do ano

“Postigo” foi a palavra mais pesquisada no Priberam no primeiro trimestre do ano

O mês de abril é particularmente especial para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, que comemorou, no passado dia 1, o seu 12.º aniversário. Depois de, em 2020, ter incluído 2.200 novos verbetes ao seu dicionário, o Priberam revelou que só este ano já foram adicionadas cerca de 600 palavras.

Curiosamente, a maior parte das novas palavras “refletem termos associados à covid-19 ou à área da medicina em geral”. Exemplo disso são vocábulos como “aeromédico, antiescaras, aquarentenar, autoteste, borderline, imunotolerante, oncogenicidade, porta-máscara, salva-orelhas, uranálise ou virtópsia”.

“Avisense, baleárico, cratense, diliense, monfortense, nisense, ouriquense, pinhelense, rio-tintense, sabugalense ou velense” foram outros dos novos termos adicionados. A estes juntam-se ainda palavras de outras áreas como “braquiação, coluvial, deotropismo, encorricado, gamer, heterocaracterização, indo-pacífico, jurubita, luso-senegalês, misofilia, narcossubmarino, párodo, ressemantização, sinequismo, trapudo, uado, verrumante ou xamânico”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Mas, sabe qual foi a palavra mais pesquisada durante os primeiros três meses de 2021? “Postigo”, o que de acordo com o Priberam se prende com razões “relacionadas com as regras para o comércio durante o confinamento”.

“Desde o início deste ano, já foram feitas mais de 78 milhões de pesquisas no Dicionário Priberam por mais de 14 milhões de utilizadores, o que representa um crescimento de cerca de 30% relativamente ao mesmo período de 2020”, revelou ainda.

Fonte: Dicionário Priberam
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz