A conclusão é do Barómetro Europeu Observador Cetelem Consumo 2019 que, no final de 2018, realizou inquéritos quantitativos aos consumidores, numa amostra que corresponde a 13.800 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos. O estudo revela que a maioria dos consumidores portugueses considera que “rótulos a identificar o local de produção são símbolos de confiança e constituem uma garantia da qualidade e rastreabilidade dos produtos”. Além disso, os portugueses são, também, os que sentem mais confiança nos produtos fabricados no país (98%).
São 80% os portugueses que defendem que a promoção de rótulo a identificar a origem europeia dos produtos apoiaria o consumo face a produtos de outras partes do mundo, o que corresponde a mais seis pontos percentuais do que a média dos 17 países. Apenas em Espanha (84%) se regista uma maior percentagem de inquiridos favoráveis a esta promoção. Por sua vez, a República Checa (58%), a Ucrânia (60%) e a Noruega (63%) são os países onde se regista menor adesão.
Em média, 75% dos europeus afirmam preferir produtos com proveniência europeia. “Portugal e Espanha revelam-se particularmente pró-europeus, com 91% dos inquiridos em Portugal e 85% em Espanha a confirmarem confiança em produtos europeus”, indica o estudo. Já os italianos (62%), franceses (69%) e checos (69%) são os que manifestam menos confiança nos bens com origem europeia.
Rótulos para aumentar a confiança
Menos de metade dos inquiridos nacionais (47%) são da opinião que existem muitos rótulos, o que contrasta com 62% na média dos países europeus, motivo pelo qual, possivelmente, “os portugueses são os que mais desejariam ver os rótulos a aumentar no futuro”, 85% , o que significa mais 14 pontos percentuais do que a média europeia. No entanto, desejam, também, uma melhoria na identificação dos rótulos, uma vez que pouco mais de metade dos consumidores (57% dos portugueses e 56% dos europeus) os reconhecem facilmente.
Segundo os resultados do Observador Cetelem Consumo 2019, 73% dos inquiridos em Portugal afirmam que os rótulos influenciam as escolhas de consumo. Um dos países que se destaca, claramente, no que respeita à respetiva valorização e promoção dos produtos locais é a Itália. “Os consumidores italianos expressam as opiniões mais vincadas relativamente a todos os aspetos relacionados com esta questão: 69% identificam facilmente os rótulos, apenas 54% afirmam já existirem em número suficiente e 79% esperam que o respetivo número venha a aumentar no futuro”. Além disso, “89% dos italianos consideram também que os rótulos nacionais equivalem a uma garantia de qualidade e rastreabilidade”. Neste campo, Portugal encontra-se no segundo lugar, com 85%, seguido de Espanha e França, com 79%.