PUB
Recheio 2024 Institucional

Portugueses têm até sexta-feira para eleger a “Palavra do Ano”

Portugueses têm até sexta-feira para eleger a “Palavra do Ano”

A pouco mais de 24 horas de terminar a eleição para a “Palavra do Ano 2021”, a Porto Editora, promotora da iniciativa, revelou que, até então, a preferência dos portugueses tem recaído sobre os vocáculos “resiliência”, “teletrabalho” e “vacina”.

A concurso, recorde-se, estão ainda as palavras “bazuca”, “orçamento”, “apagão”, “criptomoeda”, “mobilidade”, “moratória” e “podcast”.

No total, foram 10 os vocábulos selecionados a votação para “descreverem” o ano de 2021 e os portugueses têm até às 23h59 desta sexta-feira, 31 de dezembro, para o fazer.

Note-se que a lista de palavras em causa é “fortemente marcada pela realidade pandémica e pelos seus impactos no tecido económico e social”, mas deixa também espaço “para as questões políticas que marcaram este ano”.

Construída com base nas sugestões feitas através do site palavradoano.pt, nas pesquisas efetuadas no Dicionário da Língua Portuguesa em infopedia.pt e no trabalho de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela editora, a lista contribui para “traçar um retrato dos acontecimentos que vão marcando a vida coletiva do país”.

A palavra vencedora será anunciada no dia 4 de janeiro.

Confira os significados de todas as palavras a concurso:

Apagão
Este termo foi usado para descrever o período em que milhões de utilizadores ficaram sem acesso às principais redes sociais, com impacto social e económico a nível mundial.

Bazuca
Esta palavra foi utilizada pelo primeiro-ministro António Costa para designar o pacote de ajuda europeu destinado a fomentar a recuperação da economia, na sequência da pandemia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Criptomoeda
As moedas virtuais encriptadas multiplicam-se e crescem em popularidade e valor, o que tem levado vários países a estudar mecanismos de regulamentação das mesmas.

Mobilidade
O agravamento do trânsito automóvel (especialmente nos centros urbanos) e a preocupação com a sustentabilidade e acessibilidade dos transportes originaram múltiplos debates sobre a mobilidade.

Moratória
Criadas pelo governo em março de 2020, as moratórias de crédito ajudaram muitas famílias e empresas afetadas pelo impacto da pandemia da COVID-19.

Orçamento
A rejeição da proposta de orçamento do Estado para 2022 no Parlamento levou o Presidente da República a dissolver a Assembleia, convocando eleições antecipadas.

Podcast
O podcast ganhou popularidade entre os portugueses e têm-se multiplicado os novos conteúdos difundidos neste formato.

Resiliência
O impacto da pandemia na saúde, economia e bem-estar, a par das sucessivas medidas tomadas no seu combate, colocaram à prova a resiliência dos portugueses.

Teletrabalho
Tradicionalmente associado a empresas do setor tecnológico, o teletrabalho foi determinante para assegurar a continuidade de diversas atividades económicas no contexto pandémico.

Vacina
Desenvolvidas em tempo recorde, as vacinas tornaram-se a maior arma contra a COVID-19 e Portugal é um dos líderes mundiais na sua inoculação.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem