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Portugueses querem gastar menos na Black Friday e Natal do que em 2019

Portugueses querem gastar menos na Black Friday e Natal do que em 2019

Há quem aproveite a “sexta-feira negra” para adiantar as compras natalícias. A Deco Proteste foi saber como os portugueses planeiam gerir os seus gastos na Black Friday e no Natal.

Num “2020 de loucos”, os consumidores portugueses dão preferência às compras online mas, comparando com 2019, preveem reduzir as despesas na Black Friday e no Natal, diz a Associação para a Defesa do Consumidor – Deco, que realizou um estudo sobre as tendências de compra para estas épocas e como é que os portugueses planeiam gerir os seus gastos.

De acordo com o estudo da Deco, apenas 21% dos inquiridos contam fazer compras no período da Black Friday deste ano (fim de semana de 27 a 29 de novembro), menos 20%, aproximadamente, face a 2019. Já no que diz respeito ao Natal, a história é outra, segundo a associação: 85% pretendem “salvar o espírito natalício das garras da pandemia”, oferecendo alguns presentes. No entanto, apesar de elevada, a percentagem também diminui relativamente a 2019, ano em que atingiu os 91%.

A maioria dos portugueses inquiridos pretende gastar menos na black friday, face a 2019. No Natal, as percentagens dividem-se entre manter as despesas semelhantes às do ano anterior e diminuir os gastos. Mas, regra geral, a tendência é para poupar.

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Em média, no período da Black Friday, os portugueses preveem gastar 180 euros – 53% dos inquiridos contam desembolsar até 100 euros, sendo que 29% pretende gastar mais de 200 euros. Já no Natal, a média do valor que os portugueses preveem gastar é maior: 264 euros (30% refere que irá gastar até 100 euros e 40% conta gastar mais de 200 euros).

Questionados sobre até que ponto a crise da covid-19 limita os hábitos de compra, três em cada cinco inquiridos disse sentir alguma ou mesmo uma grande limitação no orçamento disponível para fazer compras na Black Friday, bem como na quantidade de produtos a comprar. Mais de metade (53%) considera que a pandemia veio limitar muito a compra em lojas físicas.

“No entanto, os hábitos de consumo de Natal, na ótica dos portugueses que participaram no inquérito, ficam ainda mais comprometidos” devido à pandemia: 65% considera que o orçamento disponível para fazer compras é mais limitado e, aproximadamente, a mesma percentagem prevê que a quantidade de produtos a comprar tenha limitações. Quanto à compra em lojas físicas, 84% considera que a pandemia veio limitar a visita a estes espaços.

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