PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Portugueses partilham carro para poupar dinheiro

Portugueses partilham carro para poupar dinheiro

A opção pelo car sharing é fortemente marcada pelas questões económicas, quer no caso do passageiro ou do motorista, revela o Observador Cetelem Automóvel 2020.

África do Sul, Turquia e Brasil têm o maior número de passageiros e motoristas que recorrem ao car sharing [partilha de automóvel]. No nosso país, e de acordo com o estudo do Observador Cetelem Automóvel 2020, realizado em parceria com a empresa de estudos e consultoria C-Ways, 58% dos portugueses aderem ao car sharing por questões económicas.

No caso dos condutores, a maioria refere a possibilidade de ganhar dinheiro (51%), preocupações ambientais (42%) ou ajudar outras pessoas (31%).

Já para os passageiros, o principal motivo é a possibilidade de poupar dinheiro (58%), seguido de motivos ambientais (40).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Questionados sobre a possibilidade de partilharem o seu veículo com uma empresa privada, 26% estariam dispostos a fazê-lo até sete vezes por mês, tendo como principal motivação a possibilidade de ganhar dinheiro (41%). Já entre os que indicam não querer fazê-lo, 22% referem o muito tempo que leva a gerir.

Segundo revela o estudo, a Geração Y (57%) é muito mais propensa a considerar a partilha do automóvel para ganhar dinheiro do que os mais velhos (41%). Já os inquiridos mais velhos são mais propensos a indicar questões ambientais. No entanto, o aspeto social da partilha de automóvel também é claramente sublinhado pela Geração Y (18%), quer se trate de passageiros ou de condutores.

“Por outro lado, não existe uma grande diferença entre os habitantes das áreas urbanas e os das áreas rurais. As razões para a partilha de automóvel são quase idênticas, tendo como prioridade a questão económica”, conclui o Observador Cetelem Automóvel 2020.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem