O Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) voltou a analisar os hábitos e os comportamentos dos portugueses para as férias de verão e concluiu que cada vez mais, as férias são decididas em função do preço e das promoções.
O estudo revela que os portugueses valorizam a praia (52%) e preferem o Algarve (48%), sendo que 34% opta por viajar para a Europa. Os portugueses preferem, na maioria, duas semanas de férias na época de verão (58%), no período de julho a setembro (85%).
Relativamente aos gastos financeiros alocados às férias de verão, para este ano a maioria dos portugueses prevê gastar 712€, uma estimativa que tem vindo a evoluir desde 2017 (700€). Os portugueses optam pela utilização do subsídio de férias, pois de acordo com o estudo este é utilizado parcialmente por 54% da população inquirida, um valor que cresceu face aos 49% de 2018.
As plataformas online são privilegiadas na pesquisa do local, tipo de alojamento e viagens de férias para a maioria da população inquirida (67%). No que diz respeito à variedade do tipo de alojamento, os portugueses destacam os hotéis (29%), aluguer temporário de casa (21%) e o alojamento local (20%).
O estudo indica ainda que, durante o período de férias, 73% dos inquiridos vai sair do local habitual de residência, embora a maioria preveja ficar em Portugal (61%). O Algarve é a região nacional mais procurada, eleita por 48% dos inquiridos, seguida pelo Alentejo Litoral (29%) e Norte Litoral (13%). Os restantes dividem-se pelo interior (Norte e Alentejo) e centro do país. O preço e a promoção foram assinalados como relevantes para
Quando questionados pela escolha do destino, 27% dos inquiridos assinalaram como relevantes o preço e a promoção. Já os portugueses que optam viajar para fora do país, 34% escolhem a Europa, 4% África e 2% preferem a América do Sul.
O estudo do IPAM indica ainda que o verão é a época escolhida pela maioria dos portugueses (85%) para umas férias mais longas. Os que não gozam férias neste período alegam motivos profissionais (55%) e a preferência por épocas do ano com menos movimento (45%).
O estudo foi realizado pelo IPAM, sob a coordenação da professora Mafalda Ferreira, coordenadora da Pós-Graduação Consumer Insights do IPAM, Doutorada em Psicologia Social pela Universidade de Cádiz. A análise teve lugar, entre 10 e 23 de julho de 2019, com uma amostra composta por 480 indivíduos, maiores de 18 anos.