Sogrape

Portugal vive onda de calor: temperaturas vão ultrapassar os 40 graus

Portugal vive onda de calor: temperaturas vão ultrapassar os 40 graus

Os últimos dias têm sido de temperaturas altas em Portugal continental, mesmo a lembrar o verão, mas a partir desta terça-feira, 12 de julho, o tempo vai aquecer ainda mais. “Vamos enfrentar uma situação de tempo quente persistente, que deverá dar origem a uma onda de calor em muitas áreas do território”, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo explicou, em comunicado divulgado nas redes sociais, os valores elevados devem-se a “um fluxo do quadrante leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central, que transportará uma massa de ar muito quente e seco sobre o território do continente.

Nos próximos dias, as temperaturas vão variar, de forma geral, entre os 35 os 40 graus, havendo alguns locais que vão mesmo ultrapassar essa meta e atingir “valores entre 42 e 44 graus”.

Simultaneamente, também as noites vão continuar a manter-se quentes e a convidar a largas horas de conversa no exterior. A temperatura mínima estará acima dos 20 graus.

“Esta situação de tempo quente ou muito quente irá persistir até dia 15, com valores de temperatura acima ou muito acima da média, podendo, no entanto, ocorrer descidas temporárias no litoral mais sujeito à influência marítima”, completa o IPMA.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem