Sogrape

Portugal tem uma das melhores águas balneares da Europa

Portugal tem uma das melhores águas balneares da Europa

Portugal está na moda e são, cada vez mais, os motivos para visitar o país. Entre paisagens deslumbrantes, gentes calorosas e uma gastronomia invejável, Portugal usufrui também do título de detentor de uma das melhores águas balneares.

De acordo com o ranking da Agência Europeia do Ambiente (AEA), a propósito da qualidade de águas balneares, Portugal é o oitavo país da Europa onde estas apresentam melhor qualidade, conquistando um total de 89,2 por cento das avaliações.

A maioria das praias e zonas balneares analisadas (562) obteve classificação “excelente”, enquanto 35 se distinguem com “bom estado”. Das 630, apenas duas se destacam com estado “razoável” e três com “mau estado”. Por sua vez, 28 praias e zonas balneares não obtiveram classificação.

O Chipre lidera o ranking da AEA com uma avaliação de 100%, seguido da Áustria e da Grécia, respetivamente, com 97,7% e 97,1%. O quarto lugar foi atribuído a Malta, que totalizou uma avaliação de 96,6% e o quinto, sexto e sétimo lugares, respetivamente, à Croácia (95,1%), Dinamarca (90,7%) e Alemanha (89,9%).

No total, foram analisadas mais de 22 mil praias e zonas balneares da Europa, União Europeia (EU) e Espaço Económico Europeu (EEE)

Viva! no Instagram. Siga-nos.