Se ainda não viajou pela Estrada Nacional 222 (EN222), em concreto pelo troço que liga o Peso da Régua à belíssima vila do Pinhão, e ainda por cima gosta de curvas, saiba que deve fazê-lo o quanto antes. É que esta é uma das melhores estradas do mundo para conduzir, além de proporcionar uma vista arrebatadora sobre o Douro, na companhia de um cenário de socalcos verdadeiramente inspirador, durante todo o percurso…
No total são 27 quilómetros de extensão e 93 curvas que se destacaram entre tantas outras estradas dos quatro cantos do mundo, nomeadamente dos Estados Unidos da América, da Alemanha, França, Itália, Noruega e Nova Zelândia, no âmbito do estudo desenvolvido a pedido do Avis Driving Ratio (ADR), “Índice de Condução Avis”, em português, uma empresa de rent-a-car.
As principais componentes que contribuíram para esta distinção, atribuída já em 2015, aliaram, de acordo com a Visão, o equilíbrio entre “quatro fases-chave na condução” – curvas, aceleração, retas e travagem. O Índice de Condução considerado perfeito situava-se no 10:1, isto é, dez segundos em linha reta para cada segundo gasto a curvar, tendo o traçado entre o Peso da Régua e o Pinhão alcançado a melhor pontuação – 11:3. E, assim, a estrada portuguesa ganhou o título de “World Best Driving Road”.
Contudo, além da matemática, também as emoções e o prazer de conduzir na EN222 fizeram parte deste cálculo internacional. “O que o condutor sente e vê à sua frente foram fatores tidos em conta nos cálculos finais para o índice ADR”, apontou, na altura, Mark Hadley, especialista em relatividade geral e teoria quântica, e responsável pelo estudo.
A análise considerou que “o tempo gasto nas retas torna-se o momento ideal para apreciar a paisagem envolvente antes de chegar à próxima curva, enquanto possibilita ao condutor o prazer e emoção de uma condução desafiante”.
O percurso em causa integra a Estrada Nacional 222, pertencente à Rede Nacional de Estradas, que contabiliza 226,3 quilómetros de extensão. O percurso completo tem início em Mafamude, no centro de Vila Nova de Gaia, e termina em Almendra, já no concelho de Vila Nova de Foz Côa.
Ao aventurar-se por esta estrada, considerada uma das melhores e mais bonitas do mundo, terá oportunidade de se deslumbrar com uma diversidade imensa de tesouros, desde os patrimónios classificados como Património da Humanidade – como a Ribeira do Porto, o Alto Douro Vinhateiro e as Gravuras Rupestres de Foz Côa -, aos miradouros com paisagens de “cortar a respiração” e às tão afamadas especialidades gastronómicas e vinhos de renome.
Durante a viagem, pode e deve aproveitar para conhecer locais emblemáticos como Cinfães do Douro, Resende, Régua, Pinhão, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa.