PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Portugal tem 931 mil trabalhadores em “lay-off”

Portugal tem 931 mil trabalhadores em “lay-off”

O número de trabalhadores abrangidos pelo ‘lay-off’ simplificado, medida lançada pelo Governo para responder à pandemia de Covid-19, abrange atualmente 931 mil trabalhadores.

Os dados foram avançados esta quarta-feira no parlamento pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

“Neste momento é que o ‘lay-off’ simplificado já atingiu os 931 mil trabalhadores que viram os seus postos de trabalho mantidos. É conseguido, de alguma forma, que o ‘lay-off’ simplificado esteja a servir como almofada para manter os postos de trabalho durante esta fase que atravessamos”, disse a ministra, citada pela Agência Lusa.

Segundo indicou a governante, cerca de 145 mil trabalhadores independentes já acederam ao apoio extraordinário criado também no âmbito das medidas de resposta à propagação do novo coronavírus.

Ana Mendes Godinho deu ainda conta de um aumento das pessoas inscritas no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e dos pedidos de subsídio de desemprego, havendo atualmente 353 mil pessoas inscritas como desempregadas, contra 321 mil em março.

Este número, considera a ministra, “mostra que o mecanismo de ‘lay-off’ simplificado está a conseguir absorver uma grande parte da manutenção dos postos de trabalho” e a servir de “amortecedor”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Cerca de 171 mil pais já tiveram acesso ao apoio criado para os trabalhadores que, no final de março, tiveram que faltar ao trabalho para cuidar dos filhos (até aos 12 anos), devido ao encerramento das escolas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já provocou 599 mortes em Portugal.

Segundo dados divulgados esta quarta-feira pela Direção-Geral de Saúde no boletim diário, há 18091 casos confirmados, mais 643 do que na terça-feira. 383 doentes já recuperaram do novo coronavírus.

Há 1200 pessoas internadas, 208 delas em unidades de cuidados intensivos.

A região Norte continua a ser a mais afetada pela pandemia em Portugal: regista neste momento 10.751 infetados e 339 mortos.​ A região de Lisboa e Vale do Tejo tem 4102 casos confirmados e 111 vítimas. O Centro regista 2629 infetados e 136 óbitos, o Algarve tem 295 casos confirmados e 9 mortes e os Açores tem 100 infetados e 4 mortes. Alentejo e a Madeira, com 155 e 59 casos positivos, respetivamente, não registam vítimas mortais.

O concelho do Porto é o que regista mais casos: são 980. Segue-se o concelho de Lisboa, com 962 casos positivos, Vila Nova de Gaia (923), Matosinhos (798), Gondomar (738), Braga (692) e Maia (672).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3