PUB
PD - Revista Sabe Bem

Portugal em situação de calamidade até ao final do mês

Portugal em situação de calamidade até ao final do mês

O Governo português decidiu prolongar a situação de calamidade, que sucede ao estado de emergência, até ao dia 30 de maio, em todo o território continental. A decisão visa combater a pandemia de covid-19, tendo por base a incidência do novo coronavírus por concelho em 12 de maio, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros. 

Durante a comunicação, Mariana Vieira da Silva explicou que se assiste, atualmente, a um “decréscimo muito significativo” dos níveis de incidência, quando comparados com o início do plano de desconfinamento. “Os níveis de incidência estão neste momento abaixo de 50 por cem mil habitantes a 14 dias, mais concretamente 48,7″, indicou, revelando que, contudo, o nível de transmissão (Rt) já foi de 1, estando agora em “0,92”. 

“Isto faz com que o país, olhando para a matriz de risco definida, se encontre claramente num nível verde com uma evolução muito favorável. Neste sentido, temos condições para prosseguir um conjunto de medidas já aprovadas”, completou. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Entre as medidas anunciadas na quinta-feira, destaque para a continuação do regime de teletrabalho, que se mantém obrigatório, em todo o país, até ao final do mês de maio. 

Adicionalmente, o Governo desbloqueou também o funcionamento de novos equipamentos, como os parques infantis, parques aquáticos e itinerantes de diversão, que podem, assim, voltar a funcionar. Também no que respeita às atividades desportivas há alterações, com estas a terem horário alargado até às 22h30. 

Recorde-se que a atual situação de calamidade entrou em vigor no dia 1 de maio. Deveria cessar às 23h59 de domingo, dia 16, mas a renovação do Governo dita a sua continuidade até às 23h59 de 30 de maio. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem