CIN Cinacryl

Portugal regista resultado histórico nos Jogos Olímpicos

Portugal regista resultado histórico nos Jogos Olímpicos

Os XXXII Jogos Olímpicos, disputados em Tóquio, com um ano de atraso devido à pandemia de covid-19, terminaram no domingo, depois de mais de 15 dias de competições, onde Portugal registou um resultado histórico.

No total, Portugal conseguiu quatro medalhas, 15 diplomas, 35 classificações acima do 16.º lugar e um recorde de 57 pontos, o que coloca o país com a “melhor participação de sempre”, como enalteceu Marcelo Rebelo de Sousa, num texto publicado na página oficial da Presidência da República.

Além disso, a equipa que representou a nação portuguesa no evento conseguiu ainda bater três recordes nacionais, cinco recordes pessoais, fixou 17 melhores marcas em Jogos Olímpicos e alcançou 27 melhores classificações de sempre.

Para o Presidente da República, “foram superadas as metas contratualizadas e as expectativas dos portugueses”. “A equipa esteve à altura do desafio, da responsabilidade e do compromisso”, pelo que todos se devem orgulhar desta participação histórica, uma vez que tanto o “adiamento dos Jogos” como a sua “realização numa cidade tão distante e com um clima tão diferente do nosso” foram “dificuldades adicionais a uma preparação já de si longa e muito exigente”.

“O desporto tem um papel na nossa sociedade que deve ser valorizado, na educação, na saúde, na economia e na cultura. É um pilar importante na integração social e na construção da nossa identidade nacional”, salientou ainda.

Recorde-se que entre as medalhas alcançadas, destacam-se a de ouro, conquistada pelo atleta Pedro Pichardo, no triplo salto, a de prata de Patrícia Mamona, também no triplo salto, e as duas de bronze, conseguidas por Jorge Fonseca, no judo, e por Fernando Pimenta, na canoagem.

A próxima edição dos Jogos Olímpicos decorrem em 2024, em Paris.

Foto: Clodagh Kilcoyne

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.