PUB
Recheio 2024 Institucional

Portugal reduziu número de mortes nas estradas

Portugal reduziu número de mortes nas estradas

De acordo com um relatório publicado esta quarta-feira pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC), Portugal foi um dos países com melhor desempenho na União Europeia (UE) no que diz respeito à redução de mortes nas estradas na Europa desde 2010.

No entanto, embora se destaque pela redução no número de mortos durante este período (2010-2019), “a realidade nacional ainda se mantém preocupante, com os números de vítimas mortais acima da média europeia”.

Citado no relatório divulgado, José Miguel Trigoso, presidente do conselho de direção da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), refere que, em relação a Portugal, “a situação é particularmente grave no que respeita à sinistralidade dentro das localidades, pelo que as prioridades devem ser concentradas nas políticas a implementar direcionadas à redução do risco nas áreas urbanas”. “Proteção aos utentes mais vulneráveis e gestão das velocidades adequadas às áreas urbanas são condições determinantes para a redução sustentável da sinistralidade”, considera.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Igualmente prioritário deve ser “o combate à condução sob a influência do álcool (e outras drogas) bem como à distração proporcionada pela utilização dos «smartphones»”.

A par de Portugal, Grécia e os Estados Bálticos foram os países que melhor desempenho obtiveram neste domínio.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem