PUB
Recheio 2024 Institucional

Portugal reciclou apenas 12% das embalagens de plástico utilizadas

Portugal reciclou apenas 12% das embalagens de plástico utilizadas

A associação ambientalista Zero alertou que, em 2018, “Portugal só reciclou 12% do plástico dos resíduos urbanos”, ou seja, só 72 mil toneladas de um total de 600 mil foram recicladas, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente.

Portugal está no top 10 dos países da União Europeia que menos reciclam estes resíduos. De acordo com os números mais recentes do Eurostat, de 2017, citados pelo Eco, quase dois terços (65%) das embalagens de plástico ficam por reciclar e apenas 35% do total segue para os canais de reciclagem. Destes últimos, apenas 70% são efetivamente reutilizadas e 30% são “refugo”, ou seja, acabam incineradas ou ilegalmente depositadas em aterros.

Também a associação Zero indica que “em 2018 Portugal só reciclou 12 por cento do plástico dos resíduos urbanos, ou seja, apenas 72 mil toneladas de um total de 600 mil foram recicladas”. A Zero considera que a recolha de plásticos deve ser feita porta-a-porta em todo o lado, em vez de haver uma rede de ecopontos, e defende que os produtores devem pagar as suas contribuições para o sistema de gestão de embalagens.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Perante estes dados, cerca de 50 empresas e outras organizações assinam esta terça-feira o Pacto Português para os Plásticos, um compromisso que visa atingir 100% de plástico reciclável nas embalagens até 2025.

Lançado pela associação do setor dos resíduos Smart Waste e a fundação Ellen MacArthur, o pacto inclui outras metas como a elaboração, já este ano, de uma lista de todos plásticos de uso único desnecessários e de um plano para a sua eliminação, apostando no desenho que favoreça a reutilização e novos modos de entrega dos produtos.

Jerónimo Martins, Coca Cola, Nestlé, Delta Cafés, Sonae, sociedade Eletrão, Universidade Nova, Universidade de Coimbra e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) são alguns dos nomes que se comprometem a tornar mais sustentáveis.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem