A próxima edição do Portugal Fashion tem início em Lisboa, a 17 de março, como é habitual, mas é no Porto que a maior parte dos desfiles terá lugar, nos dias 22, 23 e 24 março.
E este ano apresenta uma novidade: pela primeira vez, os desfiles no Porto vão decorrer numa estrutura construída no Parque da Cidade batizada de “cidade da moda”, numa decisão que se alinha com “a lógica organizativa dos grandes shows de moda internacionais, como as fashion weeks de Londres, Nova Iorque e Paris, que privilegiam a realização dos desfiles em grandes estruturas amovíveis instaladas em locais nevrálgicos das cidades”, explicou à Lusa o diretor de comunicação do Portugal Fashion, Rafael Alves Rocha.
A organização considera que esta “é uma magnífica solução”, porque revela um enorme potencial para testar o novo conceito: uma “cidade da moda” que se ergue para o Portugal Fashion. Além disso, o Parque da Cidade apresenta “excelentes condições para a organização de eventos: amplitude, comodidade, bons acessos e aprazibilidade” e está capacitado, ainda, de todo o “conforto e funcionalidade” quer para os protagonistas dos desfiles quer para os convidados do evento, acrescenta Rafael Alves Rocha.
“A capacidade promocional, a linguagem estética e a mundividência autoral de criadores e marcas” também, defende, sairá reforçada com este novo conceito.
Esta nova estrutura – dez mil metros quadrados, oito mil dos quais totalmente cobertos – que será erguida no Parque da Cidade prevê três zonas de passerelles com mil metros quadrados cada uma, “onde cabem cerca de mil espetadores por desfile”.
O espaço vai acolher os desfiles de outono/inverno de dezenas de criadores consagrados e de jovens designers nacionais durante os três dias.
O programa da 42.ª edição do Portugal Fashion ainda não é conhecido mas já se sabe que o último desfile pertence ao criador Diogo Miranda, que apresentará a sua coleção outono/inverno, às 23h30 do dia 24 de março.
O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização – Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.