Sabor do Mês setembro (peixaria) - PD

Portugal é o 21º melhor país do Mundo para viver

Portugal é o 21º melhor país do Mundo para viver

Portugal ocupa a 21ª posição no Índice de Progresso Social 2020, o que representa uma queda de três posições face ao ano anterior.

De acordo com o índice desenvolvido pela Social Progress Imperative, uma organização norte-americana sem fins lucrativos, e divulgado pela Deloitte, Portugal baixou 0,22 pontos num ranking de 163 países. O país evidencia uma pior performance nos indicadores de “Inclusão”, nomeadamente na “Desigualdade de poder político por grupo social” e na “Discriminação e violência contra minorias”.

Segundo o estudo, Portugal apresenta um alto desempenho a nível global nas categorias de “Qualidade Ambiental” (5º) e “Direitos Pessoais” (9º), apresentando depois um menor desempenho no “Acesso a Educação Básica” (59º) e “Acesso a Educação Superior” (41º).

À frente de Portugal estão países como França, Espanha e Reino Unido. Abaixo de Portugal estão, por exemplo, Itália, Estónia, Estados Unidos (28.º), Singapura (29.º) ou Israel (33.º).

“Pese embora a evolução negativa no ranking global em 2020, Portugal continua a evidenciar em termos de progresso social uma posição global mais favorável do que a resultante do seu PIB per capita, nos termos do qual ocupa a 36ª posição entre os 163 países analisados. Estes dados vêm demonstrar que o paralelismo entre progresso social e criação de riqueza não anda necessariamente lado a lado”, explica Carlos Cruz, partner da Deloitte.

O ranking de 2020 é liderado pela Noruega, seguida pela Dinamarca, Finlândia, Nova Zelândia, Suécia, Suíça, Canadá, Austrália, Islândia e Países Baixos.

De referir que o Índice de Progresso Social 2020 classifica a performance social de 163 países ao longo de sete anos (2014-2020), analisando 50 indicadores relativos, entre outros domínios, a Nutrição, Habitação, Segurança, Educação, Saúde, bem como Direitos Humanos e Inclusão.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem