Santander Escolhas 1

Portugal e Espanha juntam-se para promover a região Douro/Duero

Portugal e Espanha juntam-se para promover a região Douro/Duero

O Palácio da Bolsa, no Porto, foi palco, esta terça-feira, de uma reunião entre a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte (TPNP) e os responsáveis pelo Turismo da região espanhola de Castela e Leão, com vista à criação de uma grande marca turística internacional.

As ações conjuntas de promoção internacional do destino Douro/Duero visam dar a conhecer o rio com mais vinhos premiados no mundo, num território que abrange vários Patrimónios Mundiais da UNESCO.

Em cima da mesa estiveram projetos como a elaboração de um mapa dos recursos turísticos de ambos os territórios em torno do vinho, da gastronomia, do património mundial e do património mais representativo de ambos os países.

Os responsáveis pretendem trabalhar também num calendário de eventos transfronteiriços de interesse turístico, dirigidos ao público final, bem como no estabelecimento de um calendário de promoção nacional e internacional do destino Douro/Duero que fomente o contacto e os negócios entre empresários das duas regiões.

“A elaboração de uma carta de vinhos do Douro/Duero e a promoção conjunta do GR14, também conhecido como Rota dos Vinhos da Europa (um percurso transeuropeu que liga Vila Nova de Gaia a Estrasburgo, na região francesa da Alsácia), são outros projetos para concretizar a curto prazo”, avança o comunicado enviado à VIVA!.

A médio prazo, pretende-se elaborar um inventário de recursos turísticos do Douro/Duero e criar uma marca turística conjunta que represente este território e a estruturação do seu produto turístico.

Tendo o vinho como fio condutor, os responsáveis pretendem organizar um evento que “estabeleça a comunhão e ponha em contacto a cultura, a gastronomia e o património do território Douro/Duero”.

Será ainda criada uma “rota enoturística de caráter e relevância internacional, em conformidade com os recursos enológicos, culturais, patrimoniais, paisagísticos e gastronómicos”, rota esta que irá complementar as já existentes neste trajeto que liga os dois países.

Os responsáveis do Turismo do Porto e Norte de Portugal e de Castela e Leão vão ainda debater a ligação ferroviária internacional entre o Porto e Salamanca, no seguimento da Petição sobre a Linha do Douro, entregue na semana passada, na Assembleia da República, e que contou mais de 13 500 assinaturas.

De referir que, do lado português, estiveram presentes na reunião, entre outros, os presidentes da TPNP, Luís Pedro Martins, e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Fernando Freire de Sousa. A representação espanhola foi composta pela diretora-geral do Turismo de Castela e Leão, Estrela Torrecilla, e por Javier Ortega, conselheiro de Cultura e Turismo.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal