PUB
CIN - Branco Perfeito

Portugal é dos países da UE com maiores desigualdades sociais

Portugal é dos países da UE com maiores desigualdades sociais

De acordo com o estudo «Desigualdade Económica em Portugal», realizado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) para a Fundação Manuel dos Santos, “ao longo dos últimos anos, a desigualdade familiar tem vindo a atenuar-se ligeiramente, como é demonstrado pela redução do índice de Gini [que aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos] em cerca de cinco pontos percentuais entre 1993 e 2009. Ainda assim, em declarações à Lusa, o coordenador da investigação, Carlos Farinha Rodrigues, salientou que, provavelmente, o estudo termina no ano que poderá representar “o fim de um ciclo de redução das desigualdades”. “Todos os sinais que nós temos apontam para a probabilidade de haver uma inversão deste ciclo”, notou.
O economista esclareceu também que “as desigualdades familiares diminuíram, ainda que pouco, essencialmente porque os indivíduos de menores rendimentos viram a sua situação melhorar”, sendo que as desigualdades salariais aumentaram “por via do aumento dos rendimentos dos indivíduos que têm salários mais elevados”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem