PUB
CMPorto

Portugal deve manter hora de verão e de inverno

Portugal deve manter hora de verão e de inverno

O primeiro-ministro António Costa defende que Portugal deve manter o atual regime bi-horário, com uma hora de verão e uma hora de inverno.

Esta segunda-feira, em entrevista à TVI, o primeiro-ministro defendeu que “o bom critério e único é o critério da ciência”.

“O que foi expresso até ao momento é o entendimento de que em Portugal devemos manter este regime bi-horário, com hora de verão e hora de inverno. Não vejo razão para que se contrarie a ciência e se faça algo de forma discricionária”, afirmou.

Apesar de não se posicionar, a nível pessoal, “nem contra, nem a favor” do fim da mudança da hora que está a ser discutido na União Europeia, António Costa diz que o Observatório Astronómico de Lisboa também defende o atual sistema horário.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Há matérias sobre as quais não vale a pena ter doutrinas políticas (…) Vale a pena seguir o que é a informação da ciência. Se a ciência entende que o regime horário mais adequado é este, quem sou eu para dizer o contrário?”

A Comissão Europeia propôs formalmente o fim da mudança de hora na União Europeia, depois de um inquérito não vinculativo segundo o qual 84% dos inquiridos a nível comunitário se manifestaram a favor de manter sempre o mesmo horário.

A ser formalizada, a medida terá ainda de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e depois pelo Conselho Europeu.

Até abril de 2019, os Estados-membros devem comunicar às instâncias europeias se pretendem ficar no horário de inverno ou no horário de verão.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem