
Na próxima terça-feira, 24 de agosto, arrancam os Jogos Paralímpicos Tóquio2020, numa edição que se prolonga até 5 de setembro e onde Portugal vai estar representado por 33 atletas.
No total, são oito as modalidades em que os atletas portugueses, 23 do género masculino e 10 do feminino, vão competir, entre as quais atletismo, boccia, ciclismo, equestre, judo, natação, canoagem e badminton, estas duas últimas em estreia absoluta no programa olímpico.
Da comitiva, destacam-se 17 estreantes, alguns campeões europeus, um recordista mundial e uma atleta com 15 anos.
A lista de atletas que vai competir na modalidade de atletismo é composta por Ana Filipe, Carina Paim, Claudia Santos, Cristiano Pereira, Hélder Mestre, João Correia, Manuel Mendes, Miguel Monteiro, Odete Fiúza e Sandro Baessa.
Já a modalidade de badminton, judo e equitação serão disputadas, respetivamente, por Beatriz Monteiro, Djibrilo Iafa e Ana Mota Veiga.
No boccia, a segunda modalidade com mais medalhas, a seguir ao atletismo, conta também com 10 atletas: Abílio Valente, Ana Sofia Costa, André Ramos, Avelino Andrade, Carla Oliveira, Cristina Gonçalves, José Macedo, Manuel Cruz, Nelson Fernandes e Pedro Clara.
A canoagem, uma estreia para Portugal e no programa dos Jogos Paralímpicos, contará com os atletas Alex Santos e Norberto Mourão e o ciclismo com Luís Costa e Telmo Pinão.
Já na natação, modalidade que contém o terceiro maior número de atletas, Portugal estará representado por Daniel Videira, David Grachat, Diogo Cancela, Ivo Rocha, Marco Meneses e Susana Veiga.
O contrato-programa de preparação para os Jogos Tóquio2020, celebrado entre o Comité Paralímpico de Portugal e o Governo, ascende a um valor total de 6,1 milhões de euros, 3,1 milhões mais do que a verba disponibilizada para o Rio2016.
Recorde-se que, ao longo das últimas 15 participações nos Jogos Paralímpicos, Portugal conseguiu conquistar um total de 92 medalhas.
Fotografia: Action Images