Trata-se de um investimento total de 1,2 milhão de euros e cofinanciado em 621.829,48 euros pelo Fundo de Coesão (FCOES), no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), do Portugal 2020.
As obras que já estão no terreno abrangem as populações residentes nas freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela; Fradelos; Vilarinho das Cambas e Requião. Em meados do ano passado, a Câmara Municipal decidiu avançar para a sua concretização mesmo sem a garantia da comparticipação que foi agora aprovada.
Entretanto, a autarquia tem também em andamento mais um conjunto de obras que abrangem a rede de drenagem de águas residuais e abastecimento de água no Vale do Rio Este, nomeadamente as freguesias de Louro; Gondifelos, Cavalões e Outiz; Nine; Arnoso Santa Eulália, Arnoso Santa Maria e Sezures e Mouquim, Lemenhe e Jesufrei, no montante de 2,5 milhões de euros. Também para este conjunto de obras foi apresentada uma candidatura que está neste momento à espera da respetiva aprovação, avança a autarquia em comunicado.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “estas obras são essenciais para as populações e para a sua qualidade de vida. São obras que não podem esperar e, por isso, decidimos avançar para a sua concretização o mais rapidamente possível. Entretanto, as boas notícias começam a chegar”, afirma o autarca, em comunicado.
A frente de obras abrange 17 freguesias do concelho e cerca de 30 quilómetros de rede de água e 60 quilómetros de rede de saneamento básico, que vão servir diretamente mais de três mil habitações com água potável e perto de sete mil habitações com o saneamento.
Com estes novos investimentos prevê-se que a cobertura de água no concelho passe para 95,9 por cento e a cobertura de saneamento chegue aos 82,7 por cento.
Quinta-feira 26 Janeiro, 2017
Portugal 2020 financia obras na rede de saneamento básico e abastecimento de água em Famalicão
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão acaba de ver aprovada a candidatura para o “Fecho da rede de drenagem de águas residuais das sub-bacias do Pelhe, Pele e Ave”, em seis freguesias do concelho.