
A cidade do Porto conta agora com a instalação de mais de 500 contentores para a separação dos resíduos orgânicos, colocados pela empresa municipal “Porto Ambiente”. Em paralelo, várias campanhas de sensibilização estão a ser desenvolvidas, com o apoio de várias personalidades reconhecidas entre os portuenses.
Pelas ruas do Porto, são visíveis algumas campanhas de sensibilização e promoção, que visam a angariação de aderentes, na companhia da mascote deste projeto, “O Cascas”.
Este programa contempla a distribuição de mais de 60 mil contentores de 7 litros de capacidade nas residências abrangidas pelo projeto“Orgânico”, bem como uma tecnologia de cartões que permitem a abertura dos contentores castanhos, normalmente vistos ao lado dos ecopontos.
Este “lixo”, depois de recolhido, será usado na agricultura biológica, transformando-se num composto orgânico (Nutrimais) que serve de fertilizante natural.
Segundo as informações do JN, o projeto conta com a participação de 4500 aderentes das áreas abrangidas pelo projeto no terreno há duas semanas. Até agora, já foram recolhidas cerca de duas tonelada/dia.
Foto: Filipa Brito | Porto.